ViladaSoalheira

A Vila da Soalheira fica situada na saída 26, da Autoestrada da Beira Interior (A23/IP2).

A Vila tem 12,42 km² e 856 habitantes.

Os seus habitantes tem como ativade mais conhecida a produção do queijo de ovelha – Queijo da Soalheira. Este tem uma excelente aceitação em todo o país, com ênfase nas localidades dos arredores de Lisboa. A pastoricia, necessária à alimentação do gado ovino, também ocupa uma boa parte da actividade dos seus habitantes.

Nos terrenos envolventes da Vila, também se produzem  produtos hortículas e frutas para consumo próprio e para comercialização.

Os locais de maior interesse, na freguesia, são: a Serra da Gardunha, a Quinta da Serra, o Colégio de S.Fiel bem como a barragem de Santa Águeda. Esta abastece de àgua a cidade de Castelo Branco.

A Vila da Soalheira tem condições para o desenvolvimento do turismo no interior.

A Vila tem vários locais com interesse arquitectónico, como sejam a Igreja Matriz, a Capela da Senhora das Necessidades, a Capelela de S. Sebastião.

A Freguesia da Soalheira tem como vizinhas as Freguesias de Alpedrinha e de Castelo Novo (fazendo esta parte da rota das aldeias históricas).

A Vila da Soalheira teve e tem muitos ilustres filhos, sendo alguns deles o Dr Rolão Preto (político Monárquico e grande opositor de Salazar), a cantora Alexandra e o Maestro Arlindo de Carvalho (grande embaixador da musica de Castelo Branco e da Beira Baixa). A sua composição musical – Fadinho Serrano – foi o tema de encerramento e ponto alto da Cerimónia de Encerramento da Presidencia Portuguesa da UE de 2021.